Os primeiros orientadores comuns dentro do monografis 3.0 – Jfa Digital Brasil

Cientificamente, a base comum do ED 279 cumpre os seguintes princípios.

  • Uma articulação entre prática e teoria. Os livros são examinados na criação visual, conceitual e de design, dentro das instituições artísticas e culturais e através do uso de ferramentas digitais.
  • Uma inscrição no tempo presente. ED 279 especial atuais especial especial especial especial especial especial especial especial especial especial redes redes redes redes redes redes redes redes redes atuais atuais atuais atuais atuais atuais atuais atuais atuais atuais atuais atuais atuais atuais atuais atuais atuais atuais atuais
  • Uma pluralidade de interdependências. Uma abertura comum a uma pluralidade criativa , teórica, prática e cultural, com cruzamentos, interações, convergências de alimentos para o pensamento.
  • Uma contextualização . As práticas e os usos são excluídos em seus vários contextos, pontuais ou sistêmicos, históricos, patrimoniais e institucionais.
  • Uma abertura de pensamento e methods. ED279 é rico em abordagens interdisciplinares e multiculturais que levam em conta as diferenças entre as práticas e as teorias. No ED279 teses dietas dietéticas de vida humana (estética, filosofia , estudos culturais, semiótica, poética, história, sociologia, antropologia, etnologia, psicanálise, geografia, firnamento urbano, ciência política, lingüística e ciência da informação), pode-se abrir como ciências da vida e da terra, física, matemática, medicina.

 Como características de cada opção

Esta é uma lista de artigos relacionados com várias práticas de arte: artes visuais e visuais, cinema, vídeo e audiovisual, design e criação industrial. Também é uma música ao vivo, às artes vivas, às artes digitais e aos meios de comunicação, à luz no espaço e às mediações da cultura. Os dois campos de análise reflexiva e crítica, estética e estudos culturais, que são susceptíveis a outras correntes epistêmicas: estudos cinematográficos, estudos teatrais, história da arte, etc.

Nafta  Artes visuais  , uma criação pessoal como a singularidade e o desenvolvimento de um determinado design específico os fundamentos da tese. Uma pesquisa em suas formas discursivas e referenciais se desenvolve no contexto de um questionário plural. A partir do ensino de sua própria criação (poiético), em seu confronto com a prática, o estudante de doutorado terá como objetivo problematizar sua pesquisa por outros campos do conhecimento científico, histórico e / ou científico, sendo o interesse maior de um conhecimento de conhecimento. Pela comunidade de pesquisadores nas artes visuais e nas ciências da arte.

A opção  Cinema possibilita  uma pesquisa que abrange todo o campo cinematográfico e audiovisual, questionando o cinema e as imagens do ponto de vista da criação e da recepção, de acordo com os vários campos disciplinares das ciências humanas (estética, história, antropologia). , sociologia, etc.). Uma oportunidade para fazer uma pesquisa e criação também foi oferecida aos estudantes de doutorado.

A opção  Design  permite uma nova geração de  design  , criação de um ponto de vista da criação, bem como uma recepção, disseminação ou conceituação, e vários campos disciplinares das ciências humanas (filosofia, estética, semiótica, história, antropologia). , etc.). Estas disciplinas também podem ser questionadas à luz da tradição de  design  . A oportunidade de pesquisa e criação (pela realização de materiais ou de conteúdos digitais) também foi oferecida aos estudantes de doutorado.

Na Opção  Estética  , o aluno Produz Uma Reflexão teórica Crítica, Construtiva e Pessoal, questionando OS Conceitos do campo da arte, em SENTIDO AMPLO, em Relação Às Obras e Práticas. Baseia-se na filosofia da arte e da estética, sem o fim do conhecimento de outras ciências humanas, como uma pesquisa sobre as áreas que podem ser chamadas, na luz das questões atuais enredadas, uma perspectiva em direção às questões éticas, morais, sociopolíticas.

Opção  Estudos Culturais  admite a pesquisa e crítica sobre como as artes e a cultura popular, a mídia e os políticos culturais. Ele implementa questões reflexivas e críticas sobre uma construção de normas, categorias e hegemonias que são ordenados por sistemas e instituições não locais. Baseia-se em métodos e conhecimentos de todas as ciências humanas (filosofia, semiótica, etc.).

Os estudantes de doutorado podem escolher entre dois tipos de doutorado. Relacionado a uma criação pessoal que exige um compromisso do aluno em uma prática, artes visuais, performance, vídeo, cinema, artes de som, etc. (ver o  vademecum  que Doutorado em Artes Visuais, anexado Ao curso de doutorado fazer aluno, explicando OS Requisitos Desta tese). O outro, teórico, requer um raciocínio geral alimentado pelo controle de metodos e uma lei de conformidade com as expectativas acadêmicas clássicas.

modalidades

 pesquisa, arte e cultura. Apoia as organizações que participam explicitamente de estudantes de doutorado, encorajando-se a organizar workshops ou dias de estudo, a participar de simpósios, congressos ou exposições, uma publicação sob a forma de Atos e catálogos, impressos ou on-line. . Fornece-os, dentro dos limites de seus meios e suas missões, o material ajuda a alcançar isso.

 História e contexto

Por sua vez o número de seus pesquisadores, a Escola de Pós-Graduação em Belas Artes, Estética e Ciências da Arte (222) e Diretores de Pesquisa (23), quase todas as pesquisas em pesquisa de doutorado (quase 40 teses apoiadas por ano).

A grande variedade de arte e cultura está vinculada ao passado e à capacidade de inovação. Ela é, de fato, uma herdeira direta do Instituto de Estética fundada por Etienne Souriau em 1960 e da UFR de Artes Plásticas e Ciências da Arte, criada em 1969 pela Universidade Paris 1. Desde então Outras áreas de pesquisa foram abertas no cinema, design, mediação cultural, estudos culturais, artes e mídia digital, multimídia.

Desde 2012, esse conjunto epistemológico é compartilhado com o Instituto ACTE (UMR 8218), que reúne todos os fluxos de pesquisa da UFR. Esta nova coerência, que tem sido muito buscada, oferece aos estudantes de doutorado uma ótima clareza entre os projetos científicos de DE e os da UMR.

O campo epistemológico da ED APEGA também são as práticas em artes visuais e recreacionais, cinema, música e performance que são criadas e mediadas (design, mediação cultural) ou como teorias (estética, semiótica, estudos culturais). e outras ciências humanas).

Na Ile-de-France, apenas uma outra universidade e outra organização de pesquisa cobrem um campo disciplinar semelhante:

– Escola de Estética, Ciência e Tecnologia da Universidade de Paris VIII, que se reúne como principais disciplinas artísticas, artes visuais, cinema, música, teatro, dança, imagens digitais e fotografia. nas artes visuais que ligam a criação e reflexão.

– o CRAL que inicia na pesquisa EHESS em estética (filosofia da arte, teoria da arte) onde os estudos se relacionam como práticos artísticas e a relação estética em termos filosóficos, antropológicos e sociais.

Mais Dicas aqui; https://saiadacriseagora.com/monografis-2-0-orientador-de-tcc