Make your own free website on Tripod.com

Posted by on October 2, 2019

Há pouco tempo chegou-me às mãos um texto impresso que se propunha a comunicar mitos e verdades sobre o Feng Shui. Lamentavelmente, análogo texto, em vez de comunicar, acabava reforçando idéias equivocadas sobre essa magnífica técnica chinesa.

Seja aluno do curso de feng shui online

Resolvi, então, proferir comentários sobre alguns pontos básicos abordados no texto. Não menciono a publicação nem sequer seu escritor, uma vez que não tenho intenção de disparar qualquer profissional ou instituição.

Meu propósito é comunicar aos interessados no feng shui, sejam iniciantes ou nem sequer tanto, e até mesmo aos céticos, o que ele de fato representa.

A milenar técnica chinesa de harmonização de ambientes possui um apenas objetivo: o bem-estar.

Esta afirmação não chega a estar errada, porém é uma simplificação excessiva dos metas do feng shui e de todos os vantagens que ele pode resultar.

O feng shui pode ajudar na benefício de complicações de saúde, sorrir a prosperidade, resultar mais equilíbrio aos relacionamentos, entre tantos mais efeitos úteis que extrapolam o conceito de bem-estar íntegro e simples.

O feng shui combinação cultura mandachuva, crenças e decoração.

Pode ser que a população leiga da China associe generalidades de sua cultura à pratica do feng shui. Não obstante, o feng shui estudado com honradez, tendo como base os clássicos chineses interpretados à luz dos competências de nosso século, nenhuma relação possui com a cultura mandachuva ou crenças populares.

As técnicas do feng shui foram desenvolvidas a partir do conjunto de competências da metafísica chinesa, que engloba conceitos que apenas agora estão começando a ser alcançados pelo mundo científico ocidental.

… passou por várias tropicalizações, limpando apontamento que apenas tinham significado na China.

As teorias e fórmulas do feng shui permanecem as mesmas há séculos, uma vez que são baseadas num pesquisa otimizado das relações entre a distribuição da energia nos ambientes e seus efeitos sobre as indivíduos. São fórmulas válidas em qualquer tempo e cultura, não precisando, então, sentir qualquer tipo de adaptação em função de clima, distância, clima ou práticas.

As cores (…) provocam emoções. Isto explica os vantagens da tão famosa parede vermelha, (…) a coloração estimula os perspectivas.

A coloração vermelha no feng shui é usada como representação do componente fogo. Dependendo da combinação das energias existentes no local, de acordo com a fórmula das Estrelas Voadoras, ela tanto pode resultar vantagens espetaculares, quanto circunstâncias catastróficos. Na incerteza, é mais sem riscos não utilizar o vermelho-do-cafeeiro em grandes extensões, apenas em detalhes.

Pelo feng shui, alguns generalidades são essenciais. Aquários e fontes estão entre eles.

É possível efetivar o feng shui em um inabalável e conquistar excelentes resultados mesmo sem o utilização de aquários ou fontes. Assim como a coloração vermelha, estes itens são capazes de ser excelentes ou péssimos, dependendo do local no qual são posicionados.

Os chineses acreditam que a energia cósmica sai da água.

Se a energia é cósmica, ela possui sua origem no espaço, e não na água. O feng shui trabalha sobre o conceito de qi, que pode ser traduzido grosseiramente por energia primordial, por falta de termo mais apropriado. O qi da Terra é o conjunto das energias geradas pelos astros e planetas, pela própria Terra e pelos pessoas que lhe habitam. O qi pode ser aglomerado na água e abrasado pelo seu movimento.

Opte itens circulares a quinas e formas retangulares, uma vez que, pela tradição nascente, ângulos com mais de 90º lembram itens pontiagudos, agressivos e cortantes.

Esta é mais uma generalização. Cada um dos Cinco Generalidades usados pelo feng shui, terapia chinesa com picada de agulhas e medicina chinesa, e similarmente nas artes marciais, está agregado a formas, cores e materiais. Itens quadrados, retangulares e triangulares são associados aos generalidades Terra, Madeiro e Fogo, mutuamente. Eles são capazes de ser generalidades recomendados para conformizar ambientes.

O ba guá – rumo que relaciona os pontos cardeais e a astromancia chinesa – é somente um amuleto.

O ba guá não é um amuleto, ainda que várias indivíduos o usem como análogo. Ele é uma ferramenta de pesquisa da execução das energias que firmam tudo que há no mundo material, e suas relações com o mundo ameno. O ba guá similarmente não é uma rumo. Na verdade, ele está incluído no utensílio de reconhecimento do feng shui clássico chinês conhecido por Luo Pan, que possui uma rumo no centro e diversos anéis periféricos com informações necessárias ao reconhecimento das energias.

O feng shui não renovação o destino ou a sorte de ninguém. Ele transforma ambientes, incentivando que as indivíduos exerçam suas potencialidades ao momentoso.

Esta é uma asserção muito acertada. O feng shui é somente uma ferramenta de óbolo surpreendentemente eficaz, porém não é encarregado por todas as graças ou desgraças que nos atingem. Na filosofia chinesa, a vida de uma indivíduo é condicionada pela relação entre Céu, Homem e Terra. Veja mais no texto “O Tangível Propósito do Feng Shui“.

Comments

Be the first to comment.

Leave a Reply


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*