Se você já escreveu uma tese de mestrado ou uma dissertação de doutorado, você certamente se perguntou estas questões:

  • Devo usar o monografis 3.0?
  • Quantas páginas devem ser colocadas?
  • Estou fazendo o suficiente?
  • Estou fazendo demais?
  • E então, qual é o comprimento médio de uma tese ou dissertação?

Recomendações raras

As universidades do Quebec oferecem poucas respostas aos estudantes de pós-graduação que se fazem essas perguntas. HEC Montréal , por exemplo, recomenda que seus estudantes de pós-graduação não excedam 150 páginas. Em sociologia na UQAM , eles são convidados a limitar-se a 120 páginas. Na Universidade McGill , novamente para estudantes de mestrado, o limite sugerido é de 100 páginas. No doutorado, é somente na UQTR onde encontrei indicações. A Universidade da Maurícia sugere aos seus doutorandos na administração que escrevam “entre 200 e 400 páginas”. Quando chega a hora de tocar o teclado, a maioria dos futuros mestres e doutores avançam no nevoeiro.

Análise de 55.000 teses e dissertações

O que não ajuda é que não temos dados sobre a duração dos resumos e teses arquivados em Quebec. No resto do mundo, os números também são escassos. Pesquisador Marcus Beck da Universidade de Minnesota fez um exercício que parece bastante único. Ele coletou dados em quase 4000 teses e dissertações publicadas em sua instituição desde 2007. Ele produziu visualizações muito interessantes . Eles permitem, em particular, ver o comprimento de teses ou dissertações de acordo com o departamento onde foram publicados. Mas este trabalho permanece confinado a uma única universidade.

Então tentei fazer uma operação similar na primavera passada e abranger todas as instituições da província. Eu colecionei informações nos 18 repositórios institucionais das universidades de Quebec. Os dados sobre teses e dissertações foram suficientes em 13 desses documentos. Um trabalho de colheita usando uma dúzia de scripts Python e, em seguida, dados de limpeza, foi feito. No final, consegui construir uma amostra de pouco mais de 55.000 documentos.

Resultados: 133.3 para uma tese e 251.3 para uma tese

A tese de mestrado escrita em Quebec nos últimos 25 anos é de 133,3 páginas. No entanto, a mediana é menor: 124 páginas. No último quarto de século, a dissertação de doutorado arquivada em Quebec tem uma média de 251,3 páginas. Aqui novamente, a mediana é menor com 226 páginas.

JH Roy - gráfico 1
Distribuição por 10 páginas. Créditos: Jean-Hugues Roy

Valores extremos

Provavelmente, verifiquei os valores extremos contidos na minha amostra. Eu excluí teses ou memórias de pesquisa-criação cuja encarnação de papel continha apenas algumas páginas. Eu também exclui artigos escritos de mestrado ou testes de pós-graduação, geralmente muito curtos para serem comparáveis ​​ao todo. No entanto, eu mantive os documentos muito longos que continham anexos volumosos, porque esses apêndices são parte integrante da tese ou da dissertação.

Assim, 10 teses publicadas nos últimos 25 anos ultrapassaram 1000 páginas! O registro pertence ao Departamento de Didáctica da Universidade de Montreal para uma tese de 1578 páginas arquivadas em 2011: Desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem computadorizado para facilitar a integração da ciência e tecnologia . Deve-se dizer que quase 1200 páginas são anexos.

Por outro lado, a tese mais curta tem apenas 46 páginas. Foi publicado em 2002 no Departamento de Matemática da Universidade de Sherbrooke e é chamado de Técnica de Amostragem de Resposta Parcial (PAST) 1 .

No segundo ciclo, o domínio mais longo da minha amostra é de 744 páginas. Esta tese é intitulada Desenvolvimento de um Sistema de Informação Usando uma Abordagem Semiológica . Tem três volumes, dos quais dois podem ser considerados anexos, e foi publicado em 1990 na UQAC como parte de um mestrado em gestão de pequenas e médias organizações. O memorial mais curto conta apenas 19 páginas! Publicado em 1994 no Departamento de Matemática da Universidade Concordia, é chamado de Distribuição de Vida Bivariada.

Eu também estava interessado em títulos. O de uma tese em psicologia da Universidade Laval arquivada em 2012 não tem menos de 378 caracteres . No outro extremo, três teses de mestrado da Concordia University possuem apenas quatro personagens. Intitulado Cusp (2016), Jade (1993) e Trabalho (2006), são de fato obras de ficção depositadas no Departamento de Estudos de Inglês.

Distribuição por universidade

Quais universidades permitem que seus alunos escrevam as dissertações mais longas ou as memórias mais longas? Eu calculo pela primeira vez o número médio de páginas de doutorados em cada uma das 13 universidades da minha amostra e produzi um diagrama de quartil. Isso mostra que as duas maiores universidades francófonas de Montreal são aquelas em que a mediana das teses é a mais longa; excede 250 páginas. Por outro lado, na Polytechnique Montréal e UQTR, a mediana dos doutorados é inferior a 200 páginas.

Créditos: Jean-Hugues Roy

Então fiz o mesmo exercício com os mestres. As lacunas são menores. A mediana das dissertações de todas as universidades é de 100 a 150 páginas. Vemos que é nas duas universidades de língua inglesa da metrópole que os mestres são geralmente os mais curtos.

Distribuição por disciplina

Mas o principal objetivo deste exercício foi replicar o trabalho de Marcus Beck, mencionado anteriormente. Ele fez a distribuição do comprimento de teses e dissertações por departamento de sua universidade. Para fazer o mesmo nas 13 universidades de Quebec na minha amostra, primeiro tive que passar por um exercício de padronização das disciplinas. Na verdade, programas ou perfis que são exibidos em teses ou memórias nem sempre têm os mesmos nomes, mesmo que lidam com o mesmo domínio. Um mestrado em comunicação pública da Universidade Laval e um mestrado em comunicação da UQAM podem ser considerados dois mestrados no mesmo campo de conhecimento.

Utilizei a Classificação Revista da OCDE de Campos Científicos e Tecnológicos para agrupar os 687 departamentos, programas ou perfis da minha amostra original em pouco mais de 100 disciplinas padronizadas. Em seguida, criei dois diagramas de quartil para teses e dissertações, classificando sempre as disciplinas de acordo com a mediana do número de páginas.

Quanto aos doutores, vemos que é na lei que somos o mais prolixo e que é em matemática e estatística que geralmente seguimos direto ao ponto. Isso não é surpreendente. O recorde mundial do Ph.D. defendido com a menor tese é realizado por um matemático: 9 páginas para um doutorado obtido no MIT em 1966 !

No gráfico abaixo, vemos que a mediana dos doutatos é inferior a 200 páginas em 22 disciplinas e que é maior que 400 páginas em quatro campos.

JHR Gráfico 2

Do lado do mestre, onze disciplinas produziram memórias por 25 anos com uma mediana de menos de 100 páginas. E é interessante notar que a economia das palavras não é exclusiva das ciências naturais. Por outro lado, existem dez áreas em que a mediana ultrapassa 150 páginas, áreas que não são exclusivamente incluídas nas ciências humanas ou sociais. .

JHR Gráfico 3

metodologia

Eu dou mais detalhes sobre a metodologia deste trabalho de coleta de dados no meu blog pessoal e todo o meu processo de análise e visualização em um notebook Jupyter é colocado em linha na minha conta do Github . No Github, eu também publico os dados que coletei. Para mergulhar nele é fazer uma viagem ao conhecimento do Quebec no último quarto de século.